Resolvendo a situação
Muito bem, vamos resolver isso.
Conforme dito, segundo a terceira lei de Newton: Para toda ação gerada, haverá sempre uma reação, de mesmo valor, mesma direção, porém, sentido oposto.
1º Caso
"Se um burro puxa uma carroça, ele está praticando uma ação.
Se há uma ação, logo, a carroça irá aplicar uma reação no burro, com mesmo valor, mesma direção, porém sentido oposto. Mas por quê o burro anda?"
2º Caso
Se dois amigos puxam uma mesma caixa, realizando a mesma força, porém com sentidos opostos, a caixa não se move! Qual a diferença!?
Muito simples!
No caso do burrinho e da carroça, temos o famoso par "ação e reação". O fato é certo: se o burro puxa a carroça e a carroça puxa o burro, os dois teoricamente não deveriam se mover. Mas isso simplesmente não ocorre pois a ação e a reação são aplicadas em corpos diferentes, ou seja, a ação está sendo praticada na carroça, e a reação está sendo praticada no burro, logo não há como elas se cancelarem!
Representação da ação e reação aplicadas em corpos diferentes
Ou seja, se você acertar um "soco" na parede, logo você receberá uma reação de mesmo valor. O fato dessas duas forças serem aplicadas em corpos diferentes não cancelará as forças (Quer dizer, você machurará sua mão da mesma maneira)
Então, apresentando a 3ª Lei de Newton de uma maneira mais completa:
"Para toda ação gerada haverá sempre uma reação, de mesmo valor, direção, porém sentidos opostos. Essas forças, ação e reação, nunca se cancelarão pois serão aplicadas em corpos diferentes".
E quanto ao caso da caixa?
Simples!
Essa situação não se refere a um par "ação e reação". O que ocorre é que duas forças de origens distintas, porém de mesmo valor, são aplicadas em um mesmo corpo em sentidos opostos. Como elas se concentram naquele único objeto, elas se cancelam e a caixa não se move!
Representação das duas forças aplicadas em um mesmo corpo.
(Desculpem pelo desenho, é de autoria própria)
Grande abraço!
Entendi!
ResponderExcluirFico feliz em poder ajudar Cecília.
ExcluirSempre que precisar, apareça.
Grande abraço
Muito bom!!!
ResponderExcluirQue massa ein! Mas ficou uma dúvida: se eu me desse um tapa na cara, estaria realizando uma "ação no meu próprio corpo", ou seja, era pra anular, logo não deveria ser empurrado pelo tapa hahahaha.
ResponderExcluirHahahahaha! Seus comentários e observações são sempre fantásticos! Nesse caso, você tem que considerar dois corpos distintos: Mão e cara. Esquecendo que os dois fazem parte do seu corpo, são dois corpos se interagindo numa situação de par Ação e Reação!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde mais oque acontece se o burro for puxado para frente? O que acontece com sua posição inicial se ele se recusar?
ResponderExcluirBoa me ajudou muinto
ResponderExcluirWill vai da o cu quem que come?
ResponderExcluirRespostas claras. Obrigada
ResponderExcluir