Salve salve Marquês de Sapucaí!
Não teve jeito! Tive que aproveitar o assunto e falar um pouquinho de física
Estive assistindo aos "melhores momentos" do carnaval de São Paulo este ano, e vi que uma escola teve problemas com algumas alegorias, estourando o tempo máximo permitido pelo regulamento.
Como eu consigo transformar tudo em física, vamos tentar observar o problema físico em uma situação como esta.
Imaginemos a Marquês de Sapucaí.
Através do olho que tudo vê na internet (vulgo Google), consegui encontrar que o famoso sambódromo carioca possui 700 metros de comprimento. Ou seja, durante um desfile de carnaval, nossos carnavalescos precisam enfrentar uma caminhada de 0,7 quilômetros!
Bom, mas o que fazer para evitar problemas com o tempo?
A resposta é simples! Um cálculo de Velocidade Escalar Média pode resolver isto!
- Consideremos que uma escola de samba, em todo seu comprimento, tenha uma fila total de 2 km (ou seja, 2000 metros);
- Consideremos também que essa escola esteja atravessando os 0,7 km (700 metros) da Marquês de Sapucaí;
- E por último, consideremos uma média de 1 hora de tempo permitido (60 minutos ou 3600 segundos).
Para não haver problemas com o tempo, calculemos a velocidade média que nossos passistas devem ter para não estourarem o tempo.
A fórmula é muito simples:
Nada mais é do que relacionarmos o espaço que devemos percorrer dividido pelo tempo necessário para isso.
O único detalhe é: Não devemos considerar apenas o comprimento do sambódromo, mas também o comprimento da escola de samba, pois ela só terminará o desfile quando todos seus componente atravessarem o portão!
(Obs: Muitos problemas como estes são encontrados em vestibulares, em situações como Caminhão atravessando túnel, trens atravessando pontes, navios atravessando canais, etc)
Então o comprimento total será: 700 m + 2000 m = 2700 m
Relacionando com o tempo ( 3600 segundos) teremos:
V = 2700 m / 3600 s
Teremos uma velocidade média de 0,75 metros / segundos.
Como não estamos habituados com esses termos, transformemos em Km/h:
Então:
0,75 x 3,6 = 2,7 Km/h.
Esta sim é a velocidade média que toda a escola de samba deve ter para conseguir atravessar todo o percurso no tempo estimado!
Ah, você achou uma velocidade baixa?
Pois faça isso... lembre-se apenas que você estará com uma fantasia com no mínimo uns 10 kg nas costas, ou então estará empurrando uma alegoria, carregando uma bandeira, etc, etc, etc...
Abraços!
Parabéns João Paulo o negócio e este mesmo, identificamos os acontencimentos a nossa volta a partir de uma visão que as vezes pode ser bem particular.
ResponderExcluirAcho mesmo que cada um deve explicar o mundo através de sua própria visão. Muito interessante a sua.
Aproveitando que você observou a maneira de traduzir para a disciplina física o desfile das escolas de samba. Gostaria de acrescentar que para a língua portuguesa; é possível observar especialmente em literatura; a periodização que sempre está presente como os estilos barroco, renascentistas e outros. Além disso, a análise do discurso, bem como o boa produção do texto discursivo, “O Enredo “ de cada escola, as alas representado os vários parágrafos. Enfim, a beleza está em escrever o texto e em seguida traduzi-lo em imagens, alegorias e cantá-lo utilizando-se da arte. Não é demais?
ResponderExcluirÉ amigos...
ResponderExcluirComo eu sempre digo aos meus alunos: A física não é tão divertida se você apenas olha para ela com olhos de aluno, com medo, com receio. A beleza está em observá-la com olhos de quem à vê por todos os cantos, escondida ou então revelada em todos os fenômenos. A vida é feita de física. (Como disse o professor Sandro, minha visão me mostra isso).
Abraços!
o ''Fessor'' o Alex o professor do 9°ano de matemática disse que vc viu a mangueira entrar, e quando ela entror vc ficou pulando de alegria é verdade ISSO?!
ResponderExcluirKkKkKkKkKkKkKkKkKk
Aluno do 9°ano
By: Otávio
Cara... sinceramente, eu não sei o que é mais velho... essa piada ou a própria "Mangueira"! Toma jeito rapaz! hahahahahahaha.
ResponderExcluirAbraço Otávio!