domingo, 6 de março de 2011

É carnaval! É festa! É física!

Salve salve Marquês de Sapucaí!

 
Não teve jeito! Tive que aproveitar o assunto e falar um pouquinho de física

Estive assistindo aos "melhores momentos" do carnaval de São Paulo este ano, e vi que uma escola teve problemas com algumas alegorias, estourando o tempo máximo permitido pelo regulamento.
Como eu consigo transformar tudo em física, vamos tentar observar o problema físico em uma situação como esta.

Imaginemos a Marquês de Sapucaí.

Através do olho que tudo vê na internet (vulgo Google), consegui encontrar que o famoso sambódromo carioca possui 700 metros de comprimento. Ou seja, durante um desfile de carnaval, nossos carnavalescos precisam enfrentar uma caminhada de 0,7 quilômetros!

Bom, mas o que fazer para evitar problemas com o tempo?
A resposta é simples! Um cálculo de Velocidade Escalar Média pode resolver isto!

- Consideremos que uma escola de samba, em todo seu comprimento, tenha uma fila total de 2 km (ou seja, 2000 metros);
- Consideremos também que essa escola esteja atravessando os 0,7 km (700 metros) da Marquês de Sapucaí;
- E por último, consideremos uma média de 1 hora de tempo permitido (60 minutos ou 3600 segundos).

Para não haver problemas com o tempo, calculemos a velocidade média que nossos passistas devem ter para não estourarem o tempo.

A fórmula é muito simples:


Nada mais é do que relacionarmos o espaço que devemos percorrer dividido pelo tempo necessário para isso. 
O único detalhe é: Não devemos considerar apenas o comprimento do sambódromo, mas também o comprimento da escola de samba, pois ela só terminará o desfile quando todos seus componente atravessarem o portão! 

(Obs: Muitos problemas como estes são encontrados em vestibulares, em situações como Caminhão atravessando túnel, trens atravessando pontes, navios atravessando canais, etc)

Então o comprimento total será: 700 m + 2000 m = 2700 m
Relacionando com o tempo ( 3600 segundos) teremos:

V = 2700 m / 3600 s 

Teremos uma velocidade média de 0,75 metros / segundos.

Como não estamos habituados com esses termos, transformemos em Km/h:


Então: 

0,75 x 3,6 = 2,7 Km/h.

Esta sim é a velocidade média que toda a escola de samba deve ter para conseguir atravessar todo o percurso no tempo estimado!

Ah, você achou uma velocidade baixa?

Pois faça isso... lembre-se apenas que você estará com uma fantasia com no mínimo uns 10 kg nas costas, ou então estará empurrando uma alegoria, carregando uma bandeira, etc, etc, etc...

Abraços!

5 comentários:

  1. Parabéns João Paulo o negócio e este mesmo, identificamos os acontencimentos a nossa volta a partir de uma visão que as vezes pode ser bem particular.
    Acho mesmo que cada um deve explicar o mundo através de sua própria visão. Muito interessante a sua.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando que você observou a maneira de traduzir para a disciplina física o desfile das escolas de samba. Gostaria de acrescentar que para a língua portuguesa; é possível observar especialmente em literatura; a periodização que sempre está presente como os estilos barroco, renascentistas e outros. Além disso, a análise do discurso, bem como o boa produção do texto discursivo, “O Enredo “ de cada escola, as alas representado os vários parágrafos. Enfim, a beleza está em escrever o texto e em seguida traduzi-lo em imagens, alegorias e cantá-lo utilizando-se da arte. Não é demais?

    ResponderExcluir
  3. É amigos...
    Como eu sempre digo aos meus alunos: A física não é tão divertida se você apenas olha para ela com olhos de aluno, com medo, com receio. A beleza está em observá-la com olhos de quem à vê por todos os cantos, escondida ou então revelada em todos os fenômenos. A vida é feita de física. (Como disse o professor Sandro, minha visão me mostra isso).
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. o ''Fessor'' o Alex o professor do 9°ano de matemática disse que vc viu a mangueira entrar, e quando ela entror vc ficou pulando de alegria é verdade ISSO?!
    KkKkKkKkKkKkKkKkKk
    Aluno do 9°ano
    By: Otávio

    ResponderExcluir
  5. Cara... sinceramente, eu não sei o que é mais velho... essa piada ou a própria "Mangueira"! Toma jeito rapaz! hahahahahahaha.
    Abraço Otávio!

    ResponderExcluir