Rogério Ceni: Mito
Não por este professor blogueiro ser sãopaulino, mas sim por este acontecimento histórico que pude viver:
O centésimo gol do goleiro Rogério Ceni.
Este goleiro que é exemplo, não só pela sua habilidade com os pés ou com as mãos, mas principalmente por ser símbolo de amor à camisa, simbolo de amor ao time e à torcida!
Antes de mais nada, parabéns ao capitão Rogério.
Aproveitando o assunto:
A física das cobranças de falta!
Como não poderia deixar passar em branco, veremos a física envolvida em uma cobrança de falta!
A perfeição em uma cobrança de falta envolve vários fatores, logo, mostrarei alguns aqui.
Antes de mais nada, devemos entender o movimento de uma bola durante a cobrança. O movimento realizado em uma cobrança sobre a barreira, é um movimento parabólico, conhecido como Movimento Obliquo:
Como podemos perceber, o movimento obliquo é composto por dois movimentos: Horizontal e Vertical.
O movimento horizontal é um movimento constante, responsável por deslocar a bola em linha reta na horizontal.
O movimento vertical é um movimento variado, responsável por deslocar a bola em linha reta na vertical (ou seja, fazer a bola subir e descer). O que torna esse movimento variado é a aceleração da gravidade que atua contra o movimento no início e a favor do movimento após ter atingido a altura máxima.
- O jogador aplica uma força na bola, gerando um Impulso.
- Este impulso implicará num movimento parabólico desta bola, sendo que verticalmente (coordenada y) esta bola irá perdendo velocidade até atingir a altura máxima (espera-se que neste momento a bola esteja passando por cima da barreira). Ao passar pela altura máxima, a bola começa a cair com um movimento variado acelerado (pois agora ela tem a "ajuda da aceleração da gravidade).
- Se bem cobrada, ela pode terminar em gol!
Para o cálculo das velocidades no movimento parabólico temos:
Movimento Horizontal (coordenada x - Movimento constante)
Movimento Vertical (coordenada y - Movimento Variado)
Como podem perceber, as fórmulas são as mesmas porém com sinais contrários. O que indica movimentos em sentidos opostos. (Por exemplo: + na subida e - na descida). A utilização dos sinais depende do referencial adotado.
Um fator importante também na cobrança de uma falta é o ângulo no qual a bola fará com a horizontal, pois esse ângulo é fundamental para o alcance da bola. Para um alcance máximo, este ângulo deverá possuir 45º.
Mas é claro que, nenhum jogador de futebol conseguirá uma perfeição em suas cobranças se apenas estudar essas fórmulas de física! O que realmente o fará um vencedor em cobranças é muito treino!
Nas palavras do Rogério Ceni
"Treinei 15 mil faltas antes de arriscar a primeira num jogo".
Mas também eu repito, nunca é demais saber um pouco além!
Grande abraço!
Oh Professor jah te falei muda de time!oh Mor ficou perfeita sua explicação de Física,pelo menos isso você sabe fazer muito bem e eu sei como ninguém hahahahah!!!Porque torcer, hum é complicado, oh gente estou brincando daqui a pouco apanhare dos São Paulinos.Aprveitando parabéns à Rogério Ceni apesar de ter feito o gol número 100 encima do meu timão!!!!!Parabéns...
ResponderExcluirAbraços...
Marília