quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A eterna estrada molhada


Acredito que muitos de vocês já passaram pela situação de estar viajando num daqueles dias muito quentes quando se deparam com o fato da estrada parecer estar molhada à frente. O mais curioso é que você não consegue chegar nunca até o tal “trecho molhado da pista”.


Figura 1: Exemplo de um trecho na pista aparentemente molhado


Então, nessa pequena postagem, veremos o que explica esse fato tão simples e tão curioso ao mesmo tempo.

Antes de mais nada, devemos conhecer um pouco sobre o termo Refração da Luz.

A refração da luz é um fenômeno físico no qual, a luz ao passar de um meio para outro (do ar para a água, do ar para o vidro, do vidro para o óleo, por exemplo) com um índice de refração1 diferente, sofre um desvio. Devido à tal desvio, a luz muda a direção de movimento e também sua velocidade, pois a luz, por se tratar de uma onda eletromagnética, possui velocidades diferentes para meios diferentes.

No caso da estrada, o que acontece é muito simples: O fato de estar um dia muito quente, a radiação solar cria uma camada mais quente de ar próximo ao solo, o que faz com que esse “ar mais quente” possua um índice de refração menor do que o índice do “ar mais frio”.
Ao chegar nessa superfície, o raio de luz sofre uma reflexão da luz, e tal raio refletido chega até nossos olhos, dando a impressão de que o chão está molhado à nossa frente, mas que na verdade, aquela imagem nada mais é do que a reflexão da luz no trecho mais quente da superfície.


Figura 2: Exemplo de miragem

Esse fenômeno físico é conhecido por Miragem.
Exatamente pessoal, a mesma miragem que tanto vemos em desenhos animados e filmes, trata-se de um fenômeno físico onde a luz sofre uma reflexão ao passar de um meio para outro.


Obs.: Cuidado meus amigos, não confundam miragem com aquelas alucinações malucas dos desenhos animados, onde o personagem normalmente vê camelos, coqueiros, dançarinas e coisas do tipo, pois isso nada tem a ver com a nossa miragem aqui da física.


Figura 3: Exemplo de miragem em desertos


De qualquer maneira, da próxima vez em que estiver viajando e logo à frente você observar tal fenômeno, pode bancar o cientista dentre os amigos e mostrar a todos eles que aquilo nada mais é do que um simples fenômeno físico.

Um grande abraço do fessor!

________________________________________________________

1 – O índice de refração de um meio é a relação entre a velocidade da luz no vácuo (3 . 108 m/s e a velocidade da luz em um determinado meio. Quanto maior o valor do índice de refração, menor será a velocidade da luz.
O índice de refração pode ser calculado com a seguinte fórmula:

n = c / v

n = índice de refração
c = velocidade da luz no vácuo
v = velocidade da luz no meio


Nenhum comentário:

Postar um comentário