segunda-feira, 25 de junho de 2012

UFU

Realmente, decepcionante.

Semana passada, conversando com alguns alunos meus, fiz algumas críticas ao ENEM. Enfatizando o fato do ENEM ser uma prova a nível nacional, eu lhes disse que no Brasil, por ser um país de dimensões continentais, os interesses eram muitos, os que "torciam contra" eram muitos, dentre tantas outras coisas, que as chances do ENEM dar errado eram enormes. 
Para isso, basta olhar seu histórico desde a criação de sua nova plataforma. A cada ano, um problema diferente aparece e não acredito que esse ano seja diferente.
Juntamente com essas críticas, fiz um comentário que foi colocado em "cheque" esse final de semana.
"Alunos, eu torço para que os vestibulares das federais voltem, pois assim os problemas seriam menores. Vestibulares como UFU e UFSCar deveriam estar novamente no calendário, pois nosso Exame Nacional do Ensino Médio vem perdendo sua credibilidade.
Quando veio a decepção. A UFU é cancelada por suspeita de fraude.
Acredito na alegria de muitos ao saberem que terão uma nova chance de realizar a primeira fase, já que ela foi cancelada por completo, mas acredito que a revolta é maior ainda do lado daqueles que conseguiram aprovação e estavam realizando a segunda fase. Não digo só pelos alunos, mas também  pela propaganda negativa do nosso sistema de vestibulares. Será que é tão fácil assim ter acesso à provas e gabaritos? Não podemos aceitar tamanha irresponsabilidade e falta de credibilidade de universidades tão conceituadas, pois se o futuro está na educação, então, o que estamos fazendo com o nosso?