sexta-feira, 10 de junho de 2011

O frio está vindo... os "choques" também!?

Como assim?

Você já deve ter percebido, ao sair de casa, que o tempo lá fora está mais frio!
Sim senhores! A época fria está chegando! E com ela, aquele "tempo seco" criador de alergias e seus derivados. Muitos já me fizeram a mesma pergunta: Por quê nessa época fria nós tomamos mais choques? Para isso, redigi um pequeno texto na época sobre o assunto.
Segue o texto:


Os choques no frio
Juntamente com a temporada fria que enfrentamos no meio do ano, nos deparamos com um “tempo mais seco”, ou seja, a umidade do ar diminui bastante. É nessa época que sentimos que levamos vários choques no decorrer do dia. Mas qual a relação com a umidade do ar?
Nas várias atividades diárias, acumulamos cargas elétricas em decorrência do atrito. Vestir uma blusa ou mesmo caminhar sobre o carpete são processos que acarretam o aparecimento de cargas elétricas nos corpos atritados. O que acontece é que nos dias em que a umidade é maior, grande parte dessas cargas elétricas se dissipam nas gotículas de água em suspensão na atmosfera, deixando o seu corpo praticamente neutro durante a maior parte do tempo.
Como no inverno a umidade diminui, a dissipação das cargas não acontece, mantendo o seu corpo carregado, positivamente ou negativamente, assim as cargas se dissipam rapidamente quando entramos em contato com outros corpos.
O exemplo mais clássico desse fenômeno são os choques que os motoristas tomam ao sair dos seus automóveis. Ao dirigir, os motoristas esfregam as mãos no volante ou então se movem sobre o estofamento do banco, se carregando eletricamente. Ao saltar do carro, encostam em sua lataria e as cargas acumuladas se transferem rapidamente para o carro, causando a sensação de choque.
Para amenizar o problema, é aconselhável ao motorista utilizar o seguinte procedimento: antes de saltar do carro, colocar a mão na lataria, retirando-a somente quando estiver com os pés no chão. Ao realizar o contato com a Terra, o choque será bastante atenuado!  

Então pessoal, se preparem! Se esta for mais uma época daquelas "frias e secas", teremos uma época bem "chocante".
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário