segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Momento "pérolas das salas de aula"

Histórias que ninguém acredita... mas aconteceram

Ano de 2009, 1º colegial. 

O assunto era astronomia. Esse é um assunto que os alunos adoram fazer perguntas, pois acho que dentre as matérias da física é uma das que eles possuem mais afinidade, ou pelo menos imaginam que possuem.

Depois de muito discutir e responder as perguntas mais variadas possíveis, a pergunta de um dos alunos que sentavam na carteira da frente estava relacionada à velocidade da luz.

(Aluno 1) - Professor, e a luz? Qual a velocidade dela?
(Prof. João) - Bom, a velocidade da luz é de 300.000 km/s
(Prof. João) - Para você ter uma idéia, a luz que sai do sol leva aproximadamente 8 minutos para chegar aqui na Terra.
(Aluno 2) - Como assim professor? A luz não chega aqui instantaneamente?
(Prof. João) - Claro que não! Por exemplo, se o sol "morresse" agora, nós só iríamos perceber daqui a 8 minutos.
(Aluna 3) - Professor, quer dizer que se viajássemos até o sol, demoraríamos muito tempo para chegar?
(Prof. João) - Ah sim, muito tempo... mas acho que não seria uma viagem muito útil até o sol, não acha?
(Aluna 3) - Por que não professor?
(Prof. João) - Olha, você não acha o sol meio QUENTE para irmos para lá não?
(Aluna 3) - Mas professor, não existe vida no sol?
(Prof. João) - Você acha que seria possível ter vida lá?
(Aluna 3) - Não sei, ninguém nunca foi lá para comprovar...

Silêncio total momentâneo na classe...

(Aluna 3) - E digo mais, se o sol for realmente tão quente assim, para não sofrermos tanto... é  só irmos para lá a noite...

Fechando com chave de ouro suma participação na aula.

Momentos que ninguém acredita se eu contar...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Momento Colunista: Aquecimento

Já que essa temperatura não abaixa logo...


Tempos atrás escrevi um pequeno artigo sobre o aquecimento global o Portal Ipuã.
Como esse calor todo não acaba logo, vamos falar um pouco de aquecimento global.
Boa leitura...



Aquecimento Global: Esquentando nossas cabeças

Você certamente já deve ter ouvido falar de aquecimento global, efeito estufa, radiação ultravioleta, infravermelha, emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Deve ter percebido também que esses assuntos estão sempre relacionados, e ainda mais, vem se tornando cada vez mais constantes. Mas já se perguntou o motivo disso? Por quê de repente a temperatura do nosso planeta começou a aumentar tanto? Qual a relação entre eles? Qual a nossa participação em tudo isso? O que devemos fazer? São perguntas que as vezes passam despercebidas com a quantidade enorme de informação que chegam às nossas casas todos os dias.

O Aquecimento Global e o Efeito Estufa

Como o próprio nome já diz, aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura na superfície da Terra, o que vem ocorrendo cada vez mais nos últimos anos. E esse fato se dá graças ao efeito estufa, um fenômeno que possibilita a vida de existência na Terra. Mas já que o efeito estufa é essencial para a existência de vida, qual o motivo de temermos?
O efeito estufa é um efeito natural, ou seja, graças a ele podemos ter uma temperatura no planeta que possibilite a existência de vida. Mas devido a enorme emissão de dióxido de carbono na atmosfera, o resultado é um aumento maior do que o esperado, causando o aquecimento global em dimensões que assustam.

Como funciona então?

Toda energia que recebemos, seja ela luminosa, ou em forma de radiação infravermelha e ultravioleta provém do sol. Como essa energia é uma onda eletromagnética, ela não necessita de um meio material para se propagar, então ela pode “caminhar” livremente pelo vácuo (que é a ausência total de matéria), saindo do sol e indo em todas as direções inclusive a Terra (o tempo que a luz leva para sair do sol e chegar até a Terra é de aproximadamente oito minutos.)
Ao chegar a Terra, cerca de 30% da energia luminosa é refletida e volta para o espaço, o restante penetra na atmosfera. Chegando aqui é absorvida pelo ar, pela terra e pelas águas. Assim que aquecida, a superfície emite calor em forma de radiação infravermelha. Um pouco da radiação emitida vai para o espaço, mas a maior parte é retida na atmosfera, originando o efeito estufa. Se o calor não fosse retido, o planeta congelaria a uma temperatura média de 18ºC negativos.
Vemos então que o efeito estufa é essencial para a vida na Terra.
O problema é que hoje, milhões de toneladas de carbono que a natureza tirou de circulação, armazenada como petróleo no subsolo ou biomassa nas matas, são jogados pela ação humana na atmosfera em poucas horas. Aumentando a concentração desse e de outros gases na atmosfera, o homem amplia o efeito estufa, o que provoca o aquecimento global.

Consequências

Uma das maiores consequências do aquecimento global é o derretimento generalizado da neve e do gelo e a elevação do nível global médio do mar, o que atinge principalmente as cidades litorâneas.
Em algumas regiões do planeta podem desaparecer alguns ecossistemas, como também haver um aumento de 7 metros no nível do mar.
O que também pode ocorrer é o surgimento e o crescimento de desertos, aumento de furacões, tufões, ciclones, terríveis ondas de calor, dentre outras.
Ou seja, as consequências variam muito de região para região, então o cuidado deve ser redobrado.
O importante é sabermos que temos parcela enorme de culpa no aquecimento global, e que nunca é tarde para a mudança de algumas atitudes que podem contribuir para a amenização deste fenômeno, que com certeza, vem deixando a população mundial cada vez mais de cabeça quente!