sábado, 16 de janeiro de 2016

Física - EE Antonio Francisco D'Ávila 2015

Nas semanas que antecedem o ano letivo de 2016, as ideias já começam a cercar nosso cotidiano, a ansiedade de mais uma vez voltar a lecionar começa a tomar conta e os planejamentos começam a ser realizados.
Porém, há de se destacar o que se passou no ano que ficou, e essa postagem vem para refletir alguns trabalhos realizados na EE Antonio Francisco D'Ávila nesse 2015 tão intenso.
Desde já, boa leitura.

Ponto Material ou Corpo Extenso?

Já no começo, conceitos simples sobre movimento e repouso, ponto material e corpo extenso, trajetória foram trabalhados. Como já era de se esperar, foi necessário um trabalho diferenciado com os alunos para compreender tais conceitos. Para tal, realizamos uma aula diferenciada, na quadra da escola, demonstrando que esses conceitos iniciais da cinemática eram relativos, ou seja, dependem sempre de um referencial adotado.
Para firmar esse aprendizado, realizamos uma sessão de fotos para confirmarmos e provarmos essa tese.
Referenciais diferentes, podem mostrar objetos em tamanhos diferentes 



Comentários:

Qual a definição você daria para um ponto material? E para um corpo extenso? É possível afirmar que um caminhão seja um corpo extenso? E que um ponto feito por um pincel na lousa seja considerado um ponto material?
A física nos mostra que não há um corpo que possa receber uma definição sem que um referencial seja adotado. Basta analisar as fotos. Você diria que uma bola de basquete se mostrasse maior que uma pessoa? Pois bem, dependendo do referencial, sim!



Termômetros

O que é Calor? Qual sua definição? Calor seria o mesmo que temperatura?
Para explorar esses conteúdos, trabalhos foram realizados com as turmas das segundas séries, principalmente quanto à construção de termômetros caseiros, observando o comportamento do líquido em relação aos mais diferentes lugares com temperaturas diferentes.

Os alunos pesquisam sobre os termômetros e seu funcionamento 

 Termômetros

Termômetro medindo a temperatura da sala de aula

Termômetro medindo a temperatura do pátio da escola

Comentários:

Como podemos definir temperatura? Como medi-la?
Mostramos as maneiras encontradas para definir valores, escalas e formas de calculá-las, mostrando um modo simples e fácil de compreender esse universo térmico tão simples.

Câmara Escura

O experimento da Câmara Escura e sua relação com o olho humano, experimento simples e de fácil compreensão. Realizamos experiências mostrando a formação de imagens inversas no fundo da câmara. Tais aulas destinadas ao setor da Óptica Geométrica facilitaram a compreensão de conceitos e princípios desta parte da física.

 Câmara escura produzida pelos alunos

Experiência da câmara escura

 Experiência da câmara, utilizando a vela e a luz de um celular

A luz da vela se projeta na parte de baixo do anteparo da câmara

Comentários:

Dentre os princípios iniciais da Óptica Geométrica, está o Princípio da Propagação Retilínea dos Raios Luminosos, que diz “Em meios homogêneos os raios luminosos se propagam em linha reta”. Nada melhor para provar tal princípio como o experimento da câmara escura, realizado em sala, com materiais dos próprios alunos.


Estudos Astronômicos

A astronomia é uma das áreas mais interessantes da física, logo era necessário um tempo maior e uma dedicação extra a tal assunto. Para tanto, usamos e abusamos de pesquisas, trabalhos paralelos, e palestras.
O resultado foi surpreendente, e um dos momentos mais apreciados pelos alunos.

 Imagem usada durante a palestra sobre o Sistema Solar

 Imagem usada durante a palestra sobre o Sistema Solar

 Alunos realizando pesquisa sobre o Sistema Solar

Alunos realizando pesquisa sobre o Sistema Solar


Comentários:

Galáxias, Sistema Solar, Planetas? Quais as definições? Planetas Telúricos? Jovianos? Quais os significados? Períodos de translação e rotação, estrelas e tudo mais que se possa discutir sobre astronomia foram abrangidos nesse período. Leis de Kepler, movimentos dos planetas, órbitas elípticas, dentre outros, fizeram parte dos últimos assuntos tratados pelos alunos das primeiras séries durante o ano letivo de 2015.


MOBFOG 2015

Talvez o ápice do ano (se é que podemos destacar desta forma) com certeza foi a participação da escola na IX MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes). Os alunos entraram de cabeça na competição e participaram de forma honrosa. Os resultados atingidos foram surpreendentes e o aprendizado foi realmente algo a se destacar.
O experimento consistia em montar foguetes a partir de garrafas PET e utilizando vinagre e bicarbonato de sódio como combustível, fazer lançamentos dos foguetes atingidos alcances que seriam contabilizados e partiriam para uma disputa nacional.


 Foguetes para serem lançados

 Alunos preparando o lançamento

Alunos preparando o lançamento

O que fico ainda mais orgulhoso em destacar, é que uma das equipes conseguiu atingir o alcance exigido pela comissão organizadora, recebendo medalha de ouro da escola por isso. Para o ano letivo de 2016, fica a lição de realizar a competição mais uma vez, pois foi algo realmente satisfatório e prazeroso. 

Para o ano de 2016, conto com a colaboração de todos os alunos para que possamos mais uma vez realizar um bom trabalho. A física é uma das disciplinas mais surpreendentes, porém, necessita de um cuidado e uma atenção especial, para não se tornar uma vilã. 
Feliz 2016 e claro, com muita física!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário